Justa homenagem <br>aos constituintes
Os deputados constituintes vivos que a 2 de Abril de 1976 aprovaram a Constituição da República foram agraciados com o título de Deputado Honorário. A distinção foi entregue faz hoje oito dias, em cerimónia no Parlamento. Dos constituintes que receberam o diploma três deles exercem actualmente funções como deputados: Jerónimo de Sousa, Helena Roseta e Miranda Calha. Foram ainda distinguidos, em actos separados, Marcelo Rebelo de Sousa (no Palácio de Belém) e Mário Soares.
Para o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, a aprovação da Constituição representou um «momento marcante do processo de consolidação da democracia e de construção de um País mais livre, mais justo e mais fraterno».
A decisão de prestar esta justa homenagem aos deputados constituintes fora aprovada a 31 de Março pelo plenário do Parlamento, sob proposta do seu presidente, no quadro das iniciativas com que aquele órgão de soberania entendeu assinalar os 40 anos da Constituição da República. Desse programa fazem ainda parte uma exposição (patente a partir de hoje e até 21 de Junho), a abertura ao público do Palácio de S. Bento no dia 25 de Abril, e um ciclo de três conferências.